Saiba quais cidades do Pará tiveram três terremotos já no ano de 2025

Saiba quais cidades do Pará tiveram três terremotos já no ano de 2025

Três tremores de terra foram registrados em Parauapebas, no sudoeste do Pará, no início de 2025. O mais recente ocorreu na última quinta-feira (9), com magnitude de 2.8 MLv (Magnitude Local de Vibração). As outras ocorrências foram registradas nos dias 5, com 3.1 mR, e 4, com 2.8 mR.

Os dados foram coletados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que também registrou outros 9 tremores nas regiões sul e sudeste do Pará em 2024.

Vale destacar que a sismologia utiliza duas medições principais para avaliar a força de um tremor: a MLv (magnitude local, com profundidade de até 50 metros) e a mR (magnitude regional, com raio de 200 a 1.500 quilômetros).

Segundo a Escala Richter, a mais conhecida pela população, tremores com magnitudes entre 3.5 e 5.4 são considerados menores. Já aqueles entre 5.5 e 6.0 podem causar danos leves em edifícios bem construídos e grandes estragos em construções mais frágeis.

Tremores registrados em 2024 no Pará (magnitude – mR):

  • Canaã dos Carajás: 1.5 a 3.6 mR
  • Floresta do Araguaia: 2.6 mR
  • Bannach: 2.6 mR
  • Parauapebas: 3.3 mR

Outras intensidades

Terremotos entre 6.1 e 6.9 na escala Richter podem causar devastação em um raio de 100 km do epicentro. Entre 7.0 e 7.9, os danos e a área afetada aumentam. Sismos acima de 8.0 provocam grandes estragos a centenas de quilômetros, enquanto tremores de 9.0 ou mais são raros. O mais forte já registrado foi de 9.5, no Chile, em 22 de maio de 1960, causando mortes e destruição.

Pode ficar tranquilo

Especialistas seguem monitorando a situação das cidades paraenses, mas vale ressaltar que os tremores citados anteriormente são considerados normais, e não entram em nenhuma escala de risco.

Fonte: DOL


Veja também: Gestos de facções podem definir a vida ou a morte

Gestos com dois ou três dedos em fotos de pessoas inocentes têm causado mortes violentas. Interpretados como saudações ou provocações a facções criminosas, esses gestos resultaram em homicídios no Ceará, Bahia e Mato Grosso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *