Alerta: ciclone-bomba deve chegar ao Sul do Brasil

Alerta: ciclone-bomba deve chegar ao Sul do Brasil

Alerta: ciclone-bomba deve chegar ao Sul do Brasil

Queda de pressão atmosférica no Oceano Atlântico indica formação de ciclone bomba em direção ao litoral sul do Brasil, segundo a Climatempo

As previsões meteorológicas indicam a possibilidade de formação de um ciclone-bomba, no litoral sul do Brasil, na próxima semana. A notícia surge após dias de chuva intensa na região e clima instável.

De acordo com a Climatempo, o fenômeno está se formando no Oceano Atlântico e pode se aproximar da costa brasileira. Como consequência disso, são esperadas mais chuvas e rajadas de vento forte, provavelmente na próxima terça-feira (12/11).

Um ciclone-bomba acontece quando há uma queda rápida de pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico. Essa condição é conhecida como ciclogênese explosiva. A redução brusca da pressão provoca rajadas de vento e tempestades.

A classificação “bomba” é dada a um ciclone quando ocorre uma queda de pressão atmosférica de 24 milibares ou mais em um período de 24 horas. Em geral, segundo a Climatempo, esse processo tende a ocorrer em regiões de alta latitude, onde massas de ar fio encontram-se com massas de ar quente.

Incerteza

As condições do ciclone estão sendo acompanhadas de perto pelos meteorologistas, mas ainda há possibilidade de que os sistemas sofram variações e o ciclone bomba não chegue até o litoral sul do Brasil. O alerta, no entanto, é mantido pela Climatempo.

As temperaturas devem subir entre esta sexta-feira (8/11) e segunda (11/11), mas com tendência de queda a partir de então, chegando à terça-feira com os termômetros em baixa, que é quando o ciclone deve atingir a região. (Com informações Metrópoles)

As temperaturas devem subir entre esta sexta-feira (8/11) e segunda (11/11), mas com tendência de queda a partir de então, chegando à terça-feira com os termômetros em baixa, que é quando o ciclone deve atingir a região.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *