O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu nesta terça-feira (29) o contraventor Rogério Andrade, patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e o maior bicheiro do Rio. Uma nova denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), que levou à Operação Último Ato, afirma que o bicheiro mandou matar o rival Fernando Iggnácio.
Segundo o órgão, Andrade é acusado de mandar assassinar seu rival Fernando Iggnácio, que foi executado em novembro de 2020 em uma emboscada no Recreio dos Bandeirantes. Na ocasião, Iggnácio havia desembarcado de um helicóptero vindo de Angra dos Reis, na Costa Verde, e foi alvejado enquanto caminhava em direção ao seu carro por tiros de fuzil 556.
Rogério de Andrade foi preso em casa, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. Outro detido é Gilmar Eneas Lisboa, pego em Duque de Caxias. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri.
Em março de 2021, menos de um ano após o assassinato de Iggnácio, Rogério Andrade foi denunciado pelo MPRJ pelo crime. No entanto, em fevereiro de 2022, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, trancar a ação penal contra ele por falta de provas que confirmassem seu envolvimento como mandante do crime.
“Em novo procedimento investigatório criminal, o Gaeco identificou não só sucessivas execuções resultantes da disputa entre os contraventores Fernando Iggnácio e Rogério de Andrade, mas também a participação de uma outra pessoa no homicídio de Fernando: Gilmar foi o responsável por monitorar a vítima até o momento do crime”, afirmou o MPRJ.
Rogério seria o chefe da organização criminosa que contava ainda com o PM reformado Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle Franco, e a delegada Adriana Belém, que facilitaria as ações do grupo.
Gustavo aparecia como o número 2 na hierarquia criminosa montada pelo pai. É também chamado de Príncipe Regente.
O espanhol Rodri deverá carregar essa alcunha pelo próximo ano. Após a recusa do Real Madrid em comparecer a cerimônia, o volante do Manchester City despontou como o favorito a conquistar o prêmio da Bola de Ouro 2024. Esta seria a terceira vez que um jogador nascido na Espanha conquista o troféu.
Matéria Completa: Rodri do City é eleito o melhor jogador do mundo