O ataque de Israel contra o Irã no início da madrugada de sábado (26), pelo horário local — noite de sexta-feira (25), no Brasil é mais um capítulo na escalada de tensões entre o país e o grupo terrorista Hezbollah nas últimas semanas.
Testemunhas disseram ter ouvido som de aeronaves nos arredores da capital iraniana, Teerã. Explosões também foram reportadas em Damasco, na Síria. Israel assumiu a autoria do ataque.
Várias explosões foram ouvidas na capital, Teerã. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que estão conduzindo um “ataque preciso” contra alvos militares.
O g1 preparou um infográfico que descreve e detalha os principais mísseis e caças que Israel e Irã possuem, além de outros números militares dos dois países, segundo levantamento feito pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) em fevereiro de 2024.
As Forças de Defesa de Israel declararam que os ataques acontecem como uma resposta aos “meses de agressões contínuas” do Irã e depois que uma leva de mísseis iranianos atingiram Israel no dia 1º de outubro.
Os Estados Unidos foram informados sobre os ataques com antecedência, mas não tiveram nenhum envolvimento na operação, de acordo com o Pentágono.
A questão agora é se e como o Irã responderá. (Com informações g1)
AliançA FM