😱🐍 Homem é picado por jararaca e leva serpente para UPA; Veja o Vídeo:
Um homem, de 58 anos, levou uma cobra ‘para passear’ em Guarujá, no Litoral de São Paulo. Depois de ter sido picado pelo animal, o paciente conseguiu capturar a jararaca e a levou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Perequê para ser atendido.
Conforme informado pela Prefeitura, o homem disse que estava trabalhando e notou a presença da cobra. Para evitar ser picado, ele tentou tirar o réptil do local, mas acabou recebendo a picada na mão direita.
Como desconhecia a espécie do animal, ele optou por levá-la com ele à UPA, para que o médico a identificasse e fosse feita a aplicação correta do soro antiofídico. O caso aconteceu no dia 5 de agosto deste ano. Ainda segundo a Prefeitura, o homem deu entrada na unidade por volta das 15 horas desse dia.
O paciente chegou à unidade de saúde por meios próprios e levava a jararaca dentro de uma sacola plástica. De acordo com a Administração, o paciente foi medicado ainda na unidade, e posteriormente encaminhado ao Hospital Santo Amaro (HSA).
Na sequência, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal (GCM), foi chamado para recolher a serpente. A Prefeitura explicou que, posteriormente, a equipe realizou a soltura da cobra no Morro da Barra, próximo ao bairro Santa Cruz dos Navegantes.
Veja o Vídeo:
🐍 Homem leva cobra venenosa à UPA no Litoral de SP após ser picado: https://t.co/HbIPoRbbGx
Como desconhecia a espécie, ele optou por levá-la à unidade de Saúde; serpente é venenosa e uma das mais perigosas do país ⬇️ pic.twitter.com/icEEUZU79L
— Jornal A Tribuna (@atribunasantos) August 22, 2024
Cobra
Com base em dados do Ministério da Saúde, o Instituto Butantan divulgou que o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no País, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022. A serpente também é responsável por mais de 72% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
A jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil, segundo o Butantan. Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta são: dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Além disso, o instituto alerta que também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como gengivas e nariz. Caso a picada tenha complicações, a área pode ter infecção e necrose ou causar até mesmo insuficiência renal aguda.
Pode levar à morte
De acordo com o biólogo Ricardo Samelo, a serpente é do gênero Bothrops, conhecida popularmente como jararaca, tem um veneno que pode levar a morte. “O ideal é não manipular o animal, é importante a identificação, porém, a cobra só deve ser levada se estiver morta e não oferecer mais perigo. No entanto não é recomendado matar o animal, os médicos conseguem identificar a serpente pelos sintomas apresentados pelo paciente”.
Para o especialista, se possível, o ideal é apenas tirar uma foto do animal que picou, para ajudar na identificação. “Porém, as vezes o morador de área rural não tem celular, e geralmente são os mais acometidos por acidentes ofídicos.
Fonte: A Tribuna
Veja Também: Ditador conjugal: marido ameaça mulher de morte e a proíbe de ter celular
😱🐍 Homem é picado
AliançA FM