🔌Economize até 30% da conta de luz usando ar-condicionado

Economize até 30% da conta de luz usando ar-condicionado. Em entrevista ao DOL, o engenheiro elétrico, Cristiano Ferreira, explica...

Economize até 30% da conta de luz usando ar-condicionado

Economize até 30% da conta de luz usando ar-condicionado

Em entrevista ao DOL, o engenheiro elétrico, Cristiano Ferreira, explica como economizar no consumo de energia sem deixar de usar o aparelho de ar-condicionado nos dias de calor

A conta de energia paga pelo consumidor é composta pelo volume consumido multiplicado pela tarifa de cada distribuidora, que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A esse valor, são somados os tributos e o custo das bandeiras tarifárias, ferramenta usada para indicar o volume de água no reservatório das hidrelétricas.

Ainda dentro desse valor, estão incluídos a geração de energia, a distribuição e a transmissão. Além disso, estão incluídos os encargos do setor, que são os valores dos subsídios destinados a políticas públicas por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

DICAS PRECIOSAS:

O calor intenso da região norte faz com que o consumo de energia se multiplique fazendo com que a conta pese ainda mais no bolso dos paraenses. Para refrescar o calor, muitos costumam usar o ar-condicionado com frequência no período. Quem ainda está com receio de comprar um ar condicionado porque ele gasta mais energia que um ventilador, especialista dá algumas dicas para reduzir o consumo e economizar na conta de luz.

Em entrevista, o engenheiro elétrico, Cristiano Ferreira, explica que o primeiro passo para economizar energia usando ar condicionado é procurar um profissional especializado para que se verifique as instalações elétricas e assim evitar sobre carga elétrica e curto circuito. Outro passo é escolher o modelo adequado para cada ambiente que deseja climatizar.

Segundo o engenheiro, ligar o ar condicionado na temperatura mais fria não vai esfriar o ambiente mais rápido. Isso pode fazer o aparelho trabalhar mais, e esse esforço consome ainda mais energia. O ideal é utilizar uma temperatura ente 16, 17 ou 18°C e depois mudar para o 23°C, isso vai fazer com que o aparelho trabalhe menos e o ambiente vai esfriar melhor.

Antes da instalação, é preciso seguir as seguintes orientações:

  • – instalação adequada e com aterramento para evitar danos
  • – 600 btus/m²
  • -um quarto pequeno, optar por um ar condicionado de janela caso não encontre uma central de 7500
  • – central de ar inverter e convencional de 7500 e mais escassa
  • – quarto de 15 m² para 9000 btus
  • – quarto de 20 m² para 12000 btus
  • – central de 9000 BTUs para Quarto de 15 m²
  • – central de 12000 BTUs para quarto de 20 m²

O especialista alerta que, os aparelhos portáteis de ar-condicionado devem ser evitados, pois esses modelos consomem mais energia do que uma central de ar devido a sua grande potência de funcionamento. Todas essas medidas podem render uma economia de cerca de 20 a 30% na conta de energia.

Fonte: DOL

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *