O MINISTÉRIO DA CIDADANIA ENVIOU PARA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL UMA LISTA COM MAIS DE UM MILHÃO E 300 MIL CPFS COM INDÍCIOS DE FRAUDE NO AUXÍLIO EMERGENCIAL DE 600 REAIS. A PASTA PEDE PARA QUE O BANCO BLOQUEIE O PAGAMENTO E INVESTIGUE OS CPFS. DE ACORDO COM O PRESIDENTE DA CAIXA, PEDRO GUIMARÃES, A DETERMINAÇÃO JÁ FOI ACATADA.
CAIXA INFORMOU QUE VAI COMEÇAR A LIBERAR NESTA QUINTA-FEIRA, CONTAS DIGITAIS QUE FORAM BLOQUEADAS. MAS NÃO DEIXOU CLARO SE ENTRE OS BLOQUEIOS ESTÃO OS CPFS INDICADOS PELO MINISTÉRIO DA CIDADANIA. O BANCO NÃO DIVULGOU A QUANTIDADE DE CONTAS QUE FORAM SUSPENSAS.
APENAS INFORMOU QUE 51 POR CENTO DESTE TOTAL FOI QUALIFICADA COM SUSPEITA DE FRAUDE E OS OUTROS 49 POR CENTO COM INCONSISTÊNCIA CADASTRAL. QUEM FOI NOTIFICADO COM SUSPEITA DE FRAUDE DEVERÁ PROCURAR UMA AGÊNCIA DA CAIXA PARA RESOLVER O PROBLEMA. JÁ QUEM TEVE ALGUMA INCONSISTÊNCIA CADASTRAL PODERÁ RESOLVER O PROBLEMA PELO APLICATIVO CAIXA TEM. OS DOCUMENTOS PARA A COMPROVAÇÃO SERÃO ENVIADOS POR MEIO DE MENSAGEM DE WHATSAPP E O ACESSO SERÁ VIA LINK DISPONÍVEL DENTRO DO CAIXA TEM.
OS BENEFICIÁRIOS SERÃO NOTIFICADOS DOS PROCEDIMENTOS PELO PRÓPRIO APLICATIVO. JÁ QUEM TEVE PROBLEMAS COM O CADASTRAMENTO DO AUXÍLIO DEVE PROCURAR O MINISTÉRIO DA CIDADANIA POR MEIO DO TELEFONE 121.
EDILSON FREITAS.