Água fria e óleo quente: entenda por que pode ser tão perigoso
Água fria e óleo quente: entenda por que pode ser tão perigoso
A morte de uma mulher de 33 anos após fritar um ovo acendeu um alerta sobre os perigos de misturar água e óleo de cozinha quente. O caso aconteceu em Limeira, no interior de São Paulo.
A morte de uma mulher de 33 anos após sofrer queimaduras ao fritar um ovo levantou um alerta sobre os perigos de misturar água e óleo quente na cozinha. O caso aconteceu em Limeira, no interior de São Paulo.
- Veja Também
- Assassino de Chico Mendes assume presidência do PL em Medicilândia no Pará
- Pará: Família Barbalho custa quase meio milhão de reais por mês em salários; Veja os motivos
- Vídeos mostram bandidos apanhando da população após assaltar um mercadinho
- Vídeo: Helicóptero com seis pessoas cai logo após decolar
Elisângela Oliveira quebrou o ovo num copo que tinha água. Sem perceber, ela despejou o conteúdo na frigideira com óleo já aquecido, o que fez com o que fogo subisse instantaneamente. O processo ocorreu por conta de uma explosão causada pela reação da água fria (ou em temperatura ambiente) com o óleo quente. Ela ficou dez dias internada em consequência de graves queimaduras e não resistiu.
Um perito criminal e engenheiro químico Gustavo Pinheiro, que explica como isso acontece:
A explosão só ocorre, basicamente, com a presença de três elementos: calor, comburente e combustível. É o chamado triângulo do fogo.
Nesse caso (uma panela com óleo fervendo no fogão) temos os três: combustível (óleo), comburente (gás saindo do fogão) e o calor (a chama) presentes.
- 𝙑𝙚𝙣𝙝𝙖 𝙨𝙚𝙜𝙪𝙞𝙧 𝙤 𝙘𝙖𝙣𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝘼𝙡𝙞𝙖𝙣ç𝘼 𝙣𝙤 𝙒𝙝𝙖𝙩𝙨𝘼𝙥𝙥
𝚂𝚎𝚓𝚊 𝚘 𝚙𝚛𝚒𝚖𝚎𝚒𝚛𝚘 𝚊 𝚜𝚎𝚛 𝚒𝚗𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊𝚍𝚘, 𝚟𝚎𝚗𝚑𝚊 𝚜𝚎𝚐𝚞𝚒𝚛 𝚌𝚊𝚗𝚊𝚕 𝚍𝚊 𝙰𝚕𝚒𝚊𝚗ç𝙰 𝙵𝙼 𝚗𝚘 𝚆𝚑𝚊𝚝𝚜𝙰𝚙𝚙.
Quando água fria é jogada em óleo quente, ocorre uma reação perigosa, que pode levar a um incêndio instantâneo. Esse fenômeno, conhecido como “reação de flash”, é resultado de uma alta diferença de temperatura entre os dois líquidos.
A água, ao entrar em contato com o óleo quente, transforma-se rapidamente em vapor, expandindo-se e carregando gotículas de óleo. O vapor expele as gotículas de óleo quente para fora da panela, criando uma dispersão de substância inflamável no ar.
Quando essa mistura entra em contato com uma fonte de ignição (chama do fogão), ocorre um incêndio repentino e potencialmente perigoso. Além disto, a mólecula de água (h2O) é decomposta, fazendo com que o hidrogênio também contribuia para intensificar o risco de incêndio, pois serve como combustível para a chama. (Com informações G1)
Veja Mais