Saúde: “Eu vomitei sangue após uma injeção de perda de peso pirata” Uma mulher inglesa que comprou um medicamento para perder peso nas redes
Saúde: “Eu vomitei sangue após uma injeção de perda de peso pirata”
Uma mulher inglesa que comprou um medicamento para perder peso nas redes sociais disse que vomitou sangue e acabou no pronto-socorro.
O ingrediente ativo do Ozempic, a semaglutida, que Maddy, de 32 anos, comprou no Instagram, levou a uma doença grave.
Um estudo descobriu que vendedores não regulamentados vendem a semaglutida, um medicamento para perda de peso, sem receita médica na internet.
A reportagem também revelou que o medicamento era vendido em salões de beleza em cidades como Manchester e Liverpool.
Os médicos dizem que os medicamentos comprados de fontes não regulamentadas e ilegais são perigosos — e podem conter ingredientes potencialmente tóxicos.
No ano passado, o Ozempic, um medicamento indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, ganhou popularidade devido à sua fama como um “tratamento secreto de Hollywood” para perda de peso.
A droga reduz os níveis de açúcar no sangue e retarda a saída dos alimentos do estômago.
A crescente popularidade do remédio levou a um aumento nas prescrições off-label (fora das indicações oficiais da bula) para perda de peso, o que desencadeou problemas de abastecimento global e criou uma escassez para pacientes com diabetes.
No Reino Unido, enquanto as farmácias lutavam para conseguir o medicamento, um mercado paralelo ilícito que vendia “kits de dieta” com semaglutida começou a florescer online.
Entregues por correio, esses kits geralmente trazem agulhas e dois frascos — um com pó branco e outro com um líquido — que devem ser misturados antes que o medicamento possa ser injetado.
O pacote foi entregue via correios para Maddy depois que ela procurou uma “solução rápida” no Instagram para ajudá-la a perder peso antes de um evento.
“Em geral, tenho dificuldade em perder peso. Não sou uma daquelas pessoas que consegue mudar o corpo facilmente”, diz ela.
Maddy conheceu The Lip King, liderado por Jordan Parke .
O perfil do Instagram do Lip King está repleto de imagens de mulheres que perderam peso, bem como capturas de tela de clientes que elogiaram o produto. Maddy decidiu tentar.
Sem fazer perguntas ou perguntas específicas sobre a saúde de Maddy, ela recebeu 10 mg de semaglutida após uma breve correspondência telefônica com Parke e uma transferência bancária de 200 libras, ou R$ 1.200.
AliançA FM