GLO começa a valer nesta segunda-feira nos portos e aeroportos de SP e RJO decreto de garantia da Lei e da Ordem em aeroportos e portos do
GLO começa a valer nesta segunda-feira nos portos e aeroportos de SP e RJ
O decreto de garantia da Lei e da Ordem em aeroportos e portos do Rio de Janeiro e São Paulo começou a valer nesta segunda-feira (6). A conclusão prevista da operação é 3 de maio de 2024. Na quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou a GLO.
O cálculo inclui os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP). Além disso, os aeroportos de Galeão (RJ) e Guarulhos (SP). Os militares das Forças Armadas atuarão nesses locais de acordo com o decreto assinado por Lula.
“Esse decreto ele estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado, e por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para o porto do Rio de Janeiro, porto de Santos, porto de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos”, disse Lula, no Palácio do Planalto.
Os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio, serão responsáveis por coordenar um comitê de acompanhamento integrado das ações de segurança, conforme declarado pelo presidente Lula.
As duas pastas apresentarão um plano de modernização de atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Exército, Aeronáutica e Marinha “visando melhorar a atuação em portos, aeroportos e fronteiras”.
AliançA FM