Tabagismo: cigarro eletrônico oferece riscos para pulmão e boca Os contrastes de fumo podem ser percebidos por aqueles que estão
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Tabagismo: cigarro eletrônico oferece riscos para pulmão e boca
Os contrastes de fumo podem ser percebidos por aqueles que estão próximos a fumadores em diferentes ambientes ou situações, pois respiram as mesmas substâncias altamente tóxicas . Ao fumar um cigarro, parte da fumaça é absorvida pelo fumante e o restante é liberado pelaponta acesa do cigarro. Isso causa a condição de fumante passivo em todos que estão na mesma área, mesmo o fumante que já o consumiu diretamente.
O tabagismo está associado a vários problemas de saúde que afetam todo o corpo; O ato de inspirar e expirar a fumaça do cigarro está diretamente relacionado ao desenvolvimento ou ao agravamento das doenças respiratórias. O fumante passivo também está sujeito a todos os problemas associados ao tabagismo, incluindo esses. O fumo passivo causa doenças cardiovasculares graves, como doença coronariana e câncer de pulmão, em adultos.
Existem riscos associados ao uso passivo de cigarros eletrônicos? As evidências sugerem que o vapor proveniente de dispositivos eletrônicos pode conter uma variedade de substâncias tóxicas e metais pesadas em quantidades variáveis. A resposta é afirmativa, segundo a médica da família Sónia Maria Martins. Até agora, sabemos que usar esses dispositivos faz muito mais mal para quem fuma em comparação com quem está exposto a eles. A recomendação mais segura é que as pessoas não se exponham a ambientes que contenham esses dispositivos ou outros tipos de produtos dotabaco. Além disso, estudos mostram que o uso de cigarros eletrônicos aumenta as concentrações de material particulado e nicotina no ar em ambientes internos em comparação com os níveis de fundo.
Além de usar uma quantidade menor de metais pesados e substâncias tóxicas, o vapor dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) não contém alcatrão e monóxido de carbono. Até agora, os dados mostram que usar esses dispositivos causa muito mais danos às pessoas que fumaram em comparação com aqueles que estão expostos a eles. A recomendação é que as pessoas não se exponham ao fumo passivo de cigarros eletrônicos, apesar do fato de que a pesquisa sobre o assunto ainda está em andamento.
Você quer parar de fumar?
Não ceda às aparências. Enquanto os malefícios do cigarro comuns são mais visíveis, os eletrônicos se apresentam como algo agradável, agradável e inofensivo. Por outro lado, ambos podem ser perigosos para você. Parar de fumar é sempre o melhor caminho a seguir.
O Ministério da Saúde oferece programas de promoção à saúde para diminuir o número de fumantes e o consumo de tabaco. O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) é uma das estratégias mais importantes. O SUS oferece tratamento completo e gratuito aos indivíduos que desejam parar de fumar por meio do PNCT.
Saiba onde é oferecido o tratamento no seu município. Para informações mais detalhadas, consulte a coordenação de controle do tabagismo da sua secretaria estadual e/ou municipal de saúde ou procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
AliançA FM