Corrupção e fraudes no Fundeb são alvo da PF
Corrupção e fraudes no Fundeb são alvo da PF
A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (5/7) para combater fraudes em licitação de contrato envolvendo verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para fornecimento de veículos e em serviços de transporte escolar em um município do Pará.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão contra fraudes em licitação, associação criminosa e corrupção no município de Redenção (PA) e em Goiânia (GO).
Os agentes apreenderam dispositivos eletrônicos, documentos, celulares e uma picape. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de munições calibre 22.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Redenção, sendo doze em Redenção e um em Goiânia. A ação contou com efetivo de mais de 70 policiais federais de várias localidades do Brasil.
Ao longo do processo, foi investigado um contrato do ano de 2017 com verbas federais vindas do Fundeb. Essa suspeita de fraudes envolve a Prefeitura Municipal de Redenção e a Cooperativa Coopertrapa.
As penas somadas dos crimes investigados podem chegar até a 19 anos de reclusão.
Dois suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia durante operação no Alto Oeste potiguar
Dois homens morreram em confronto com policiais militares e civis no início da manhã desta quarta-feira (5), na zona rural de Viçosa, no Alto Oeste potiguar.
O confronto aconteceu durante cumprimento de mandados dentro da “Operação Gavião Seguro”, deflagrada pela Polícia Civil com objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por homicídios, tráfico de drogas e roubos na região.
A operação também contou com apoio do helicóptero Potiguar 1, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública do RN.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo era cumprir 16 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em Umarizal e dois em Viçosa.
Em Umarizal, os policiais aprenderam três armas de fogo, munição, além de drogas, e prenderam dois suspeitos em flagrante, apontados como chefes do grupo criminoso. Corrupção e
Já em Viçosa, os policiais entraram em confronto com dois suspeitos em um acampamento montado em uma área de mata, na zona rural do município.
“A gente acabou encontrando os criminosos na mata, confrontando com eles e apreendendo uma pistola Glock com seletor de rajada – uma arma de guerra – carregadores, uma arma calibre 12, um colete a prova de balas, muitas munições, máquina de fabricar droga e apreendemos muita droga. Eles foram socorridos, mas evoluíram a óbito”, disse o delegado Murilo Baessa, de Alexandria.