Lula veta militar que pressionou Mauro Cid por golpe de Estado

Lula veta militar que pressionou Mauro Cid por golpe de Estado Depois da reunião entre o presidente Lula e o ministro da Defesa,

Lula veta militar que pressionou Mauro Cid por golpe de Estado
Depois da reunião entre o presidente Lula e o ministro da Defesa, o comandante do Exército, Tomás Paiva, decidiu anular a ida do coronel Jean Lawand Junior para uma Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos. Lawand foi identificado em conversas em dezembro do ano passado com Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, em que ele tenta pressionar Cid a convencer Bolsonaro a “dar a ordem” para as Forças Armadas agirem em um plano de golpe de estado. Lula veta militar que  Lula veta militar que 

Apurou se que a missão do coronel nos EUA começaria em janeiro de 2024, depois dele ter sido selecionado por mérito, em um processo que ocorreu em 2020. Mas depois que Veja revelou as mensagens em que Lawand defende a execução de uma trama golpista, o comandante do Exército decidiu anular a nomeação dele.

“Ele [Lawand Júnior] estava insistindo com Cid sobre golpes e, agora, está em um cargo em Washington. A informação que eu tenho é de que Lula quer esse cara fora. Mais do que isso: Lula está pedindo ao comandante do Exército e ao ministro da Defesa que façam uma limpeza no Exército, afastando todos os militares que tenham qualquer suspeita de participação em golpe”, disse o jornalista Tales Faria durante participação.

Ainda segundo ele, a participação do coronel Lawand Júnior na trama golpista teria reforçado a determinação do Planalto em fazer uma limpeza nos quadros das Forças Armadas. “Tudo o que sair de informação de militares envolvidos em articulações golpistas será usado para tirá-los. O Exército funciona na base da fidelidade, da hierarquia. É assim que raciocinam os legalistas do Exército: não dá para manter quem está disposto a romper a hierarquia. E o golpista é, antes de tudo, alguém que está disposto a romper a hierarquia”

 

AliancA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *