Zelenski não foi a encontro e que proposta de paz da Ucrânia
Zelenski não foi a encontro e que proposta de paz da Ucrânia
O presidente Lula (PT) afirmou que esperou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para um encontro no Japão, mas que a delegação do país atrasou e ao final não apareceu, durante o G7 — encontro de algumas das maiores economias do mundo. O petista disse ter ficado “chateado”, mas avaliou que “não faltará oportunidade” para uma conversa.
Tinha uma entrevista bilateral com a Ucrânia aqui nesse salão às 15h15 da tarde [de ontem, no horário do Japão]. Nós esperamos e ficamos recebendo a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso atendi o presidente do Vietnã. E quando o presidente do Vietnã foi embora, o presidente da Ucrânia não apareceu. Certamente teve outros comprom.
Tanto Lula quanto Zelensky atribuíram a conflitos de agenda o fato de não terem se encontrado, o que o presidente ucraniano disse, em tom de brincadeira, que poderia ter “decepcionado” o colega brasileiro.
“Eu não fiquei decepcionado. Fiquei chateado porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto”, disse Lula durante uma coletiva de imprensa no Japão, antes da viagem de volta ao Brasil. Mas “o Zelensky é maior de idade. Ele sabe o que faz”, acrescentou.
Lula explicou que sua equipe havia agendado um encontro com Zelensky na tarde deste domingo, mas o ucraniano teria se atrasado e a sua agenda estava cheia depois disso.
Zelensky obteve um apoio expressivo dos líderes do G7 durante a cúpula, incluindo um suporte americano para ter acesso aos caças F-16, há muito reivindicado.
Ele também se encontrou com líderes de países fora do G7, convidados ao evento, e obteve o compromisso do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, de fazer “tudo o que pudermos” para solucionar o conflito. “Eu entendo a sua dor”, disse Modi a Zelensky. Zelenski não
O presidente Lula afirmou em uma coletiva de imprensa na noite de domingo, manhã de segunda-feira no Japão, que não se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, porque o ucraniano se atrasou e não apareceu para o encontro. O petista afirmou à imprensa que não ficou “decepcionado”, ficou “chateado”.
AliançA FM