Avião de Marília Mendonça: FAB descarta falha humana e mecânica

Avião de Marília Mendonça: FAB descarta falha humana e mecânica O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes

Avião de Marília Mendonça: FAB descarta falha humana e mecânica
O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira, descartou nesta segunda-feira (15) o erro humano ou mecânico no acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021, em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo advogado da família da artista, Robson Cunha, a jornalistas em Brasília. “Todas as decisões que foram tomadas pelo piloto na ocasião, ainda que fora de um plano de voo, não são equivocadas”, disse ele, destacando ainda que o avião estava em altitude correta.

“O julgamento de pilotagem ele está muito relacionado com a ação da tripulação em relação ao voo. No caso ali, os pilotos. Ele tem algumas ações que ele precisa tomar ali, e isso é feito através do julgamento próprio dele, de acordo com a experiência, com os treinamentos e tudo”, diz Kerley Oliveira, professor de Aviação.

O objetivo do relatório do Cenipa não é de apontar culpados, mas elaborar as hipóteses para entender as circunstâncias do que aconteceu e evitar outros acidentes.

A investigação da Aeronáutica foi concluída um ano e meio depois do acidente. Em relação ao aeródromo, onde o avião que levava a cantora Marília Mendonça pousaria, os técnicos da Força Aérea recomendaram a instalação de sinalizadores na linha de distribuição de energia para aumentar a segurança. Avião de Marília Mendonça Avião de Marília Mendonça Avião de Marília Mendonça

Era um avião bimotor, modelo C-90 King Air, fabricado pela empresa norte-americana Beech Aircraft em 1984, e que pertencia a empresa PEC Táxi Aéreo. Segundo a Agência Nacional de Aviação, estava com a documentação em dia.

Todos os ocupantes do avião morreram, por politraumatismos graves. Além de Marília Mendonça, o produtor Henrique Ribeiro, o tio e assessor da cantora Abiciele Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Medeiros Júnior e o copiloto Tarcísio Viana.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *