Goleiros criticam nova regra da FIFA para pênaltis

Goleiros criticam nova regra da FIFA para pênaltis O International Football Association Board (IFAB) oficializou algumas mudanças nas regras

Goleiros criticam nova regra da FIFA para pênaltis
O International Football Association Board (IFAB) oficializou algumas mudanças nas regras do futebol, nesta sexta-feira. Como havia sido proposta, os goleiros não poderão promover mais as “catimbas” antes das cobranças de pênaltis para distrair o adversário. Com isso, os atletas não poderão atrasar as batidas e estão proibidos de tocar nas traves ou na rede de sua meta.

O caso passou a ganhar olhares mais atentos após as atuações de Dibu Martínez, goleiro da Argentina, contra Holanda e França, na Copa do Mundo. Ambos os confrontos foram decididos nas cobranças de pênaltis, em que a albiceleste saiu vitoriosa com grande atuação de seu camisa 23, que tem fama por provocar seus rivais antes das cobranças.

– Ali é um jogo mental. Eu acho que tem que ser realmente dentro de um limite, não pode retardar o jogo, mas também acho que a gente não pode ficar calado numa situação de só ficar parado. Acho que vale essa provocação, esse jogo mental. É do jogo, é do esporte, achei que foi muito pesada essa nova regra, porque acaba limitando muito as ações dos goleiros – comentou o jogador do São Paulo.

“Aumentou mais o tamanho do leão para os goleiros”

Goleiro mais velho em atividade na Série A, Fábio, de 42 anos, especialista em defesa de pênaltis, lembrou a evolução da posição, mesmo lamentando também a mudança. Goleiros criticam nova Goleiros criticam nova

– Tinha que facilitar mais, sempre dificulta né (risos). Não tem nenhuma regra que ajuda aos goleiros ter mera facilidade nas cobranças. Sempre a adversidade é cada vez maior – comentou.

– Mas acho que é pela evolução da posição, por isso também é algo positivo. Os goleiros estão se dedicando, a preparação de goleiros também, aí cada vez mais dificulta, cada vez mais se tem maior envergadura, agilidade, pelo trabalho, pelo biotipo de cada um. Infelizmente ficou mais difícil. Mas nunca é fácil para os goleiros. É matar um leão todo dia. Mas agora aumentou mais o tamanho desse leão – brincou o goleiro do Fluminense.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *