Doenças renais também afetam pets: aprenda a reconhecer sintomas

Doenças renais também afetam pets: aprenda a reconhecer sintomas A doença é caracterizada pela incapacidade dos rins de exercerem funções

Doenças renais também afetam pets: aprenda a reconhecer sintomas
A doença é caracterizada pela incapacidade dos rins de exercerem funções fisiológicas, como eliminar substâncias nocivas e filtrar o sangue — algumas das mais importantes do organismo. A seguir, saiba quais são os sintomas de insuficiência renal crônica, como o diagnóstico é feito e qual é o tratamento adequado.

O que é a insuficiência renal crônica?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender melhor o que é a insuficiência renal crônica em cães. Para isso, é preciso compreender qual é o papel que os rins desempenham no organismo dos nossos mascotes.

A filtragem realizada por esses órgãos é responsável pela limpeza do sangue. Em outras palavras, eles funcionam como um filtro que remove as impurezas. No final do processo, elas são eliminadas por meio da urina.

Quando essa filtragem apresenta falhas, os sintomas de insuficiência renal crônica se manifestam, comprometendo o bem-estar geral do cachorro. Afinal, além de limpar o sangue, os rins são responsáveis por manter os nutrientes no corpo, regular a temperatura interna e produzir hormônios.

A insuficiência renal em cães ocorre quando os rins do bichinho não conseguem executar essas atividades básicas. O quadro se torna crônico quando o mau funcionamento deixa de ser pontual e vira presente no dia a dia.

Insuficiência renal: o que causa a doença?

Com sintomas de insuficiência renal crônica, o animal perde a capacidade de poupar água no corpo e filtrar o sangue, tendo a saúde comprometida. As consequências são diversas. No entanto, o que causa problemas nos rins em cachorros? Doenças renais também Doenças renais também Doenças renais também 

O desenvolvimento desse desequilíbrio pode ocorrer devido à herança genética, estar relacionado à idade do pet ou ser uma consequência de outras doenças já. De maneira geral, as principais causas para esse problema renal em cachorro são:

  • degeneração por idade avançada;
  • doenças genéticas;
  • consequência de infecções, como leptospirose;
  • problemas no coração;
  • presença de parasitas;
  • ingestão de produtos tóxicos.

A doença renal crônica é a causa número um de morte em gatos com mais de 5 anos e afeta de 30% a 40% dos bichanos com idade superior a 10 anos. A prevalência é menor em cães, mas a progressão geralmente é mais rápida, e estima-se que entre 0,5% e 1% dos cães desenvolvem a enfermidade ao longo da vida.

 

AliançA FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *