Receita foi alvo de pressão para liberar joias de Bolsonaro no aeroporto
Receita foi alvo de pressão para liberar joias de Bolsonaro no aeroporto
; A equipe do ex-ministro Bento Albuquerque não perdeu tempo e acionou a chefia da Receita Federal logo após auditores apreenderem as joias sauditas avaliadas em R$ 16,5 milhões que eram presentes para Jair e Michelle Bolsonaro, em outubro de 2021. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo a publicação, o ex-comandante da pasta de Minas e Energia estava no aeroporto quando o secretário José Tostes, então comandante da Receita, foi acionado por um problema na alfândega. A alegação era que o contratempo poderia atrasar o voo de conexão de Albuquerque. O contra- almirante José Roberto Bueno Junior, chefe de gabinete do ex-ministro, ligou para Sandro Serpa, subsecretário de Tributação da Receita.
O militar tinha uma missão determinada pelo então presidente Jair Bolsonaro. Faltavam dois dias para o chefe do Executivo deixar o cargo. Como ainda era presidente, Bolsonaro tratou de agir. Era preciso retirar as joias de diamantes avaliadas em R$ 16,5 milhões, presentes do regime da Arábia Saudita a ele e à então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
o encontrar o servidor no aeroporto, Silva mostrou a tela de seu celular, exibindo um ofício dirigido “ao Sr. Julio Cesar”. Tratava-se de Julio Cesar Vieira Gomes, o secretário que então comandava a Receita.
O militar dizia estar ali para retirar “um material” retido na alfândega e que a própria chefia da Receita já devia ter entrado em contato com a alfândega de Guarulhos. O documento fazia referência a um “Termo de Retenção de Bens” relacionado a joias.
A ideia era que a liberação das joias fosse reforçada por Julio, mas Santanna se manteve inabalável, negou a liberação e pediu que o militar entrasse em contato com o delegado da alfândega de Guarulhos. A ligação foi encerrada. Receita foi alvo
Santanna pediu, então, ao militar que aguardasse uma resposta do delegado da alfândega de Guarulhos, com o devido Ato de Destinação de Mercadoria, mas voltou a frisar que, mesmo com a apresentação do documento, naquela circunstância, haveria muita dificuldade em acessar as joias.
AliançA FM