Abaetetuba: quase 100 famílias vítimas do deslizamento. Mais de 100 famílias foram atingidas pelo deslizamento que aconteceu no município de Abaetetuba, nordeste paraense, nesse final de semana. Os dados fazem parte de um levantamento recente realizado pelas autoridades públicas, que apresenta também o quantitativo de imóveis danificados e/ou destruídos.
Os números mostram que 108 famílias foram vítimas do desastre e, ao todo, 15 casas ficaram completamente destruídas, já outros 27 imóveis ficaram danificados — entre eles 23 residências, dois comércios e três portos. Apesar dos danos materiais, não há registros de feridos.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Forças de Segurança Pública e demais autoridades estão no município para prestar atendimento às famílias, que seguem acolhidas na escola estadual Vicente Maués. Confira aqui os detalhes do plano de emergência adotado pelo governo do Estado.
Atuam no atendimento aos atingidos agentes das Secretarias de Governo junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e DEMUTRAN.
O Governo do Pará informou que está prestando assistência ao município e está deslocando Forças de Segurança Pública, equipes da Seaster e Cohab.
O deslizamento ocorreu na rua Dom Pedro I, no bairro São João, que fica localizado na zona urbana de Abaetetuba, onde ficam 15 residências, com cerca de 30 famílias, conforme levantamento preliminar do Governo. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Defesa Civil estão no local para avaliar a gravidade dos danos e auxiliar os moradores que ainda permanecem na área.
A ação do “TerPaz Itinerante” é uma parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Polícia Civil do Pará.
Visita
Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Helder Barbalho (MBD) sobrevoou a região abaetetubense para avaliar a dimensão dos danos provocados pelo deslizamento.