Saúde: Como controlar uma crise de ansiedade e quando procurar ajuda?

Saúde: Como controlar uma crise de ansiedade e quando procurar ajuda? Você sabe como controlar uma crise de ansiedade? Essa informação é muito importante

 

Saúde: Como controlar uma crise de ansiedade e quando procurar ajuda? Você sabe como controlar uma crise de ansiedade? Essa informação é muito importante principalmente para as pessoas que convivem com esse problema e costumam experimentar picos, que podem interferir em suas atividades.

Sentir um pouco de ansiedade é normal para qualquer um, mas quando o quadro se torna muito intenso e afeta o dia a dia, é preciso voltar a atenção e procurar ajuda, além de aprender a lidar com os momentos de crise.

Quais são os sintomas de uma crise de ansiedade?

Quando estamos esperando por notícias, temos uma entrevista de emprego, aguardamos uma resposta ou, até mesmo, uma data especial, é comum ficarmos ansiosos. Essa é uma reação de expectativa que qualquer pessoa pode experimentar.

No entanto, algumas sentem ansiedade de uma forma, com preocupação extrema, a impressão de estar constantemente ameaçada ou de que não conseguirá vencer os problemas, de que tudo vai dar errado.

existem alguns sintomas característicos de pessoas ansiosas, como:

  • agitação;
  • perda de sono;
  • falar mais do que o normal;
  • não conseguir completar atividades;
  • perda de memória;
  • compulsão por comida.

Em alguns casos também o consumo excessivo de álcool, medicações ou o uso drogas.

“Esses são comportamentos comuns para aliviar a ansiedade excessiva, então com esses sintomas podemos perceber uma crise de ansiedade. Algumas pessoas, em casos mais graves, chegam a ter palpitação, sudorese excessiva, entre outros”, ela explica.

Indivíduos ansiosos costumam ter o comportamento de quem está constantemente em tensão, mas durante a crise de ansiedade, além dos sintomas que a doutora citou, outros podem se manifestar reações como:

  • tremores;
  • falta de ar;
  • sensação de desmaio;
  • sensação de sufocamento;
  • calafrios;
  • náuseas;
  • desconforto abdominal.

Embora essa condição esteja relacionada com a saúde mental, os sintomas que ela manifesta são físicos, por isso é importante saber como controlar uma crise de ansiedade para recuperar o equilíbrio da mente, das emoções e do próprio organismo.

Como controlar a ansiedade no dia a dia 

Tanto para quem sofre com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada quanto para pessoas ligeiramente ansiosas é imperativo adotar mecanismos para controlar a ansiedade. Afinal, quem gosta de sentir todas as sensações negativas que a acompanham?

A chave para que as dicas funcionem de verdade é a repetição. Tentar uma vez não é o suficiente e não vai fazer a ansiedade desaparecer milagrosamente. Você precisa desenvolver hábitos positivos através da reeducação do cérebro.

Pode soar complicado, mas está longe disso! As nossas dicas podem ser rápida e facilmente incorporadas no seu cotidiano. Confira-as abaixo.

Treine a respiração profunda

Respirar profundamente é um conselho antigo. Quando inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, nosso cérebro compreende que podemos (e devemos) relaxar. O efeito é quase imediato. 

No entanto, pode ser difícil combater a respiração ofegante em situações estressantes ou de raiva exacerbada mesmo respirando fundo. Isso acontece porque a respiração profunda também é treino. Ela se torna mais eficiente com o tempo de prática. Somente dois minutos diários de treinamento são necessários para o seu corpo aprender a se acalmar imediatamente.

Faça técnicas de relaxamento

Após um expediente cheio, procure uma música relaxante, desligue as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente. Não pense no trabalho, nos problemas, nas pendências. Concentre-se apenas em sua respiração e na música. De preferência, use fones de ouvido para aprofundar o relaxamento. Repetindo essa curta sessão de relaxamento diariamente, você logo sentirá menos ansiedade.  Saúde: Como controlar

Pode parecer uma prática estranha à primeira vista, especialmente se você está acostumado a chegar em casa e ir direto para frente da TV. Porém, momentos de silêncio como este são importantes para a nossa saúde mental.  Saúde: Como controlar 

Pratique atividades físicas

É mais do que confirmado que movimentar o corpo pelo menos três vezes na semana ajuda a controlar a ansiedade, além de agir como prevenção e tratamento complementar para transtornos mentais. A atividade física libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia.

Se você não tem o hábito, tudo bem. Procure uma atividade a qual acredita que irá gostar e persista pelos primeiros dias.

Alimente pensamentos bons

Você já percebeu que quando nos lembramos de algo embaraçoso ficamos com vergonha novamente? Ou quando imaginamos uma situação positiva o nosso entusiasmo cresce de súbito? Os nossos pensamentos exercem grande influência em nossos sentimentos e ações. Por isso, muitos transtornos mentais compartilham o sintoma de pensamentos ruins ou desastrosos.

Acontece que podemos modificar nossos pensamentos quando quisermos. Basta começarmos a prestar mais atenção neles. Quando você sentir a necessidade de criar um cenário catastrófico referente a uma situação complicada, visualize exatamente o oposto.

Logo após o despertar, pense em coisas prazerosas, revisite lembranças felizes ou liste as suas qualidades. Brinque de ver o futuro e imagine surpresas boas ao longo do seu dia. Dessa forma, você aprende a expulsar os pensamentos de má qualidade que não ajudam em nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *