Fake News: tema em alta e um problema nível mundial a agência rádio web conversou com o ministro da secretaria de comunicação da presidência da república, Paulo pimenta, que elencou combate as notícias falsas como uma prioridade, o tema se mostra ainda mais importante após os atos do dia 8 de janeiro, em parte realizados por notícias falsas que colocaram em dúvida, por exemplo, o sistema eleitoral brasileiro.
O ministro destacou que ação de comunicação para a saúde será uma das prioridades, já que, segundo ele, as fake news custaram a vida de brasileiros durante a pandemia.
“A fake news e a desinformação em muitos casos ela mata né, ela tira muitas VIDAS e com certeza uma parcela importante dessas VIDAS perdidas poderiam ter sidos salvas se nós não tivéssemos tido uma orientação primeiro momento de desprezo pela fascina né, muitas pessoas perderam a oportunidade de terem sido salvas.”
Para ele, o combate as fake news passa por uma legislação mais forte, que mire nos núcleos de disseminação. O ministro detalhe que as notícias falsas vão além de posts e propagação de mentiras, mas também pesa no bolso, especialmente quando se trata da seara do consumidor.
“Você tem hoje uma febre das chamadas piramides financeiras de cripto moeda, você tem golpes pela internet ou a divulgação de remédios sem eficacia sem autorização da ANVISA.”
Como chefe da comunicação institucional do governo, o ministro garante que vai trabalhar com foco em 3 áreas de combate, as fake news.
“A saúde, a defesa do consumidor e a defesa da democracia. São as 3 áreas aonde a extrema direita atua de forma mais infática na desinformação e são três áreas onde nós mais precisamos proteger a sociedade contra esse crimes que são cometidos e que o estado brasileiro não pode assistir de forma inerte e permitir esse sentimento de impunidade.”
Para esse trabalho o ministro Paulo Pimenta destaca a importância da Empresa Brasil de Comunicação a (EBC).
“Então com certeza nós vamos resgatar a EBC, Como a empresa de comunicação pública e que a gente não assista mais que foi o que a gente assistiu que foi essa manipulação essa captura de praticamente de todas as instituições do estado foi o projeto perverso da extrema direita que se apropriou do estado brasileiro e colocou o estado a serviço da campanha eleitoral o ex-presidente.”
Amanhã você acompanha o trecho final do nosso bate papo com Paulo pimenta. O ministro fala sobre qual será o papel do rádio no governo e detalhe a investimentos que deseja fazer no setor. (Agência rádio de brasília Hiury Wdson.)
AliançA FM