Lira defende que parlamentares envolvidos em atos terroristas sejam punidos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que parlamentares que tenham incentivado os atos terroristas do último

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que parlamentares que tenham incentivado os atos terroristas do último dia 8 sejam punidos, mas saiu em defesa de três deputados eleitos. Além disso, ele evitou falar sobre uma possível responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro PL “O CPF dele é outro”, argumentou.

Lira se reuniu, nesta segunda-feira (16/1), com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para entregar uma notícia-crime com informações sobre os atos de depredação registrados no Congresso Nacional, em 8 de janeiro.

Segundo a procuradoria, Lira colocou a advocacia da Câmara à disposição para ajudar nos trabalhos e no fornecimento de provas contra os invasores.

“Esperamos que o Ministério Público cumpra o seu papel e promova a responsabilização não só por causa da depredação, que é grave, mas sobretudo por causa do atentado sofrido pelas instituições”, disse Lira no encontro.

Aras, ao receber o documento, afirmou que “tomará todas as medidas cabíveis junto às autoridades judiciais para apurar e punir os responsáveis pelos atos e, sobretudo, para impedir que fatos como os registrados no dia 8 de janeiro jamais voltem a ocorrer no país”.

O procurador-geral destacou ainda que já estão prontas as primeiras denúncias contra os envolvidos. Nos casos em que não for possível apresentar denúncias, será feito um pedido de abertura de investigação.

Além da posse dos parlamentares eleitos, está prevista para 1º de fevereiro a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A data também marca o início dos trabalhos do Poder Judiciário.

“Todo planejamento está sendo cuidado para que não haja nenhum tipo de surpresa. Estaremos tratando no início do ano do poder Judiciário, posse dos parlamentares, eleição das mesas do Congresso Nacional. Temos que ter clareza de que muitas pessoas vão se deslocar de muitos lugares do Brasil para Brasília. É importante que estejamos atentos com um plano de segurança muito efetivo”,

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *