Presidente Lula avalia danos causados pela chuva em Araraquara

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja da Silva, e três ministros chegaram a Araraquara

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja da Silva, e três ministros chegaram a Araraquara (SP), na tarde deste domingo (8), para avaliar os danos causados pela chuva desde o final de dezembro.

O avião Força Aérea 1 decolou com a comitiva presidencial do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta de 14h e pousou no base aérea da Embraer de Gavião Peixoto por volta de 14h34. O presidente foi recebido prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e, de carro, seguiu para Araraquara, a cerca de 30 km.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula atenderá a imprensa em Araraquara às 15h30 na Avenida 36. “No local onde uma cratera se abriu após 200 milímetros de chuva em 24 horas, sendo 83 mm em apenas uma hora, vitimando 6 pessoas de uma mesma família”, diz a nota.

A depender das condições climáticas, o atendimento poderá ser alterado para a sala de reuniões da prefeitura de Araraquara, diz a nota.

Na cidade, por volta de 15h10, o presidente foi até a avenida 36, onde uma cratera se abriu, “engolindo” um veículo. Seis pessoas da mesma família morreram. O corpo de Gabriela Santos Leite foi encontrado após 9 dias de buscas, na sexta (6).

O prefeito deve falar com o presidente sobre os trabalhos da Defesa Civil e os danos na infraestrutura da cidade.

Visita de ministros

Na quinta, Edinho afirmou que o município precisa de R$ 50 milhões para reparar os estragos provocados pelas chuvas.

No mesmo dia, os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram a cidade e vistoriaram vários locais.

Durante a visita, o ministro Jader Filho afirmou que, concomitantemente com as obras de reconstrução, o governo federal pretende trabalhar com a prefeitura de Araraquara para implantar outros projetos voltados à prevenção de desastres naturais.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), São Carlos e Araraquara foram as cidades que mais receberam chuva em todo o país, em 28 de dezembro.

 

Presidente Lula

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *