Eloy Terena assumiu como secretário-executivo do ministério dos Povos Indígenas nesta quarta-feira (4). Atendendo pedido da ministra Sônia Guajajara, o advogado sul-mato-grossense assume o cargo. Eloy disse que uma das principais pautas da pasta será a questão territorial.
Eloy fez parte do Grupo de Transição entre os governos Bolsonaro e Lula. Durante o mês passado, o advogado chegou a ser cotado para chefiar o ministério.
À época, junto de outras lideranças indígenas do Brasil, Eloy entregou um levantamento com alertas e prioridades dos povos originários ao presidente Lula.
Equipe de transição
Eloy Terena foi um dos quatro sul-mato-grossenses que integraram a equipe de transição do presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (PT).
Além de Eloy, a equipe de transição de Lula foi composta pela ex-senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB). Tebet, empossada como ministra na noite de domingo (1), foi oficializada como titular do Ministério de Planejamento e Orçamento na última segunda-feira (2).
O ex-deputado federal João Grandão, do PT, ingressou na equipe voltada aos projetos de desenvolvimento agrário, ao passo que Aparecida Gonçalves, socióloga e ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher, tomou posse, na manhã desta terça-feira (3),como a ministra da Mulher do governo de Lula.
AliançA FM Eloy aa