Lula e Simone Tebet acabam de acertar os ponteiros. A senadora do MDB aceitou convite para ser ministra do Ministério do Planejamento no futuro governo, com a inclusão do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) na pasta.
O acordo finalmente foi selado após idas e vindas. No início, Simone Tebet pleiteou o comando do Ministério do Desenvolvimento, que, contudo, foi entregue por Lula ao petista Wellington Dias.
Parte do núcleo lulista considera que Tebet tem perfil econômico muito diferente do de Fernando Haddad (PT), que será o titular da Fazenda.
Porque o nome de Tebet chegou a ser cogitado para outros postos? como os ministérios do Desenvolvimento Social, das Cidades ou do Meio Ambiente.
Mas, houve forte reação de petistas e outros aliados contrários à ideia.
Ministério do Planejamento é o perfil de Tebet?
Mas depois disso, como antecipou a coluna na sexta-feira (23/12), o Ministério do Planejamento passou a ser a pasta mais provável para Tebet, mas ela resistiu a aceitar o convite. Avaliava que o ministério tinha “pouca ação política”. A emedebista chegou a flertar com o Meio Ambiente, mas Marina Silva bateu o pé e ficou com o comando da pasta.
E então com a transferência do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) para o Planejamento, definida hoje, o ministério se tornou mais atrativo para Tebet.
AliançA FM