Nísia Lima primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde

Primeira mulher a ser presidente na Fiocruz, cargo que ocupa desde 2017,  Nísia Trindade Lima também será a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2023.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (22), pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Lula toma posse em 1º de janeiro de 2023.

Ao lado de outros pesquisadores, especialistas e ex-ministros, Nísia Trindade Lima integrou o Grupo Técnico da Saúde no governo de transição.

MINISTROS DO LULA 

“A prioridade é usar todo o potencial do Sistema Único de Saúde] SUS, com os seus serviços próprios, a área que envolve os hospitais filantrópicos, que respondem a 50% das internações do SUS, e também o setor privado para um grande esforço no sentido de colocarmos critérios, indicarmos e sinalizarmos os encaminhamentos de prioridade para a regulação, dando transparência a esse processo”, afirmou a futura ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

Como presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima desempenhou um papel fundamental no enfrentamento à covid-19, ao liderar as ações da instituição no combate à pandemia no Brasil.

MINISTÉRIOS LULA

À frente do Ministério da Saúde no governo Lula, Nísia Trindade Lima terá que enfrentar desafios que passam pelo financiamento do sistema, regionalização e fortalecimento da atenção primária.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *