Dia Mundial da Luta Contra Aids

Comemorado em 1º de dezembro, o Dia Mundial da Luta Contra Aids é uma data cujo objetivo é reforçar para a sociedade a importância

Dia Mundial Contra Aids comemorado em 1º de dezembro, é uma data cujo objetivo é reforçar para a sociedade a importância da conscientização e prevenção da doença.

Como forma de promover troca de informações e experiências, além de mostrar a importância de entender melhor a doença para praticar a solidariedade e eliminar tabus, a luta contra Aids utiliza diferentes meios de comunicação,

Além da doença, a data esclarece também como ela é causada, pela infecção por HIV, informa as formas de transmissão, detecção e tratamento. Por isso, a celebração internacional é considerada um evento anual em boa parte dos países.

Contudo, ainda é um grande desafio conscientizar a população jovem sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce, questão que deve ser contornada visto que o tratamento adequado permite que o indivíduo viva com o vírus sem desenvolver a doença. Para entender melhor este assunto, acompanhe a leitura sobre a importância da luta mundial contra Aids!

O que é Aids?

Denominada Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ou simplesmente Aids, é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo vírus HIV (Imunodeficiência Humana). Uma vez que o HIV se instala, o organismo não consegue se livrar. Sua transmissão é feita por meio de contato com sangue, sêmen ou fluídos vaginais infectados.

O vírus afeta em especial as células do sistema imunológico e, sem o tratamento adequado com antirretrovirais (TARVs) o corpo se torna incapaz de lutar contra as infecções desenvolvidas ao longo dos anos, como a Aids. Muitas pessoas infectadas com o HIV não apresentam sintomas durante 10 anos ou mais. Dessa forma, a única maneira de saber se a pessoa está infectada é por meio de testes.

O tratamento com antirretroviral permite que a pessoa tenha uma vida normal, sem o desenvolvimento da Aids e, em muitos casos, sem se tornar capaz de transmitir o vírus, visto que ele pode se tornar indetectável. Para isso, é fundamental estar com exames de rotina em dia e realizar o acompanhamento médico indicado.

(Com informações Clinica CEU)

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *