A futura 1ª dama, Rosângela da Silva, e o embaixador Fernando Igreja, anunciaram nesta 4ª feira (7.dez.2022) que 12 chefes de Estado já confirmaram presença na cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro de 2023, em Brasília. Os convites foram feitos, oficialmente, na última segunda-feira (5), pelo Ministério das Relações Exteriores às embaixadas em Brasília e às representações no exterior.
Segundo o embaixador Fernando Luís Lemos Igreja, chefe de cerimonial da posse, 12 chefes de Estado e de governo já confirmaram presença: os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal e Timor Leste, além do rei da Espanha. Também há confirmações de autoridades em outros níveis, como chanceleres.
Com as presenças confirmadas até agora dos líderes mundiais, posse de Lula já tem dois chefes de Estado a mais que Bolsonaro, em 2019
Como o governo do presidente Jair Bolsonaro rompeu relações diplomáticas com o governo da Venezuela, o presidente do país, Nicolás Maduro, não foi convidado pelo Itamaraty. De acordo com Igreja, essa questão ainda está sendo discutida por meio do grupo de trabalho de Organização da Posse, da equipe de transição.
Quanto aos artistas, pelo menos 20 já confirmaram que se apresentarão na posse de Lula, como a Pabllo Vittar, Baiana System, Martinho da Vila, Gilsons, Chico César e o cantor gospel Kleber Lucas, alvo de críticas de evangélicos bolsonaristas.
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ludmilla e Emicida estão entre convidados, mas ainda não responderam. Janja lidera a equipe responsável pelo cerimonial da posse do presidente eleito.