Presidentes e lideranças internacionais parabenizaram o presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno neste domingo, 30, nas eleições brasileiras. Entre os líderes que se manifestaram, estão os presidentes da França, dos Estados Unidos, da Argentina, de Cuba e da Venezuela e o alto representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, que reafirmaram a intenção de estreitar as relações com o Brasil.
Governantes da América Latina e do resto do mundo parabenizaram o candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotou no domingo (30), por uma margem bastante estreita, o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil.
“Envio meus cumprimentos a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil depois de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuar com a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos.”
(Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em comunicado da Casa Branca).
“Os resultados desta eleição confirmam sua grande autoridade política. Espero que, com esforços conjuntos, possamos seguir desenvolvendo uma cooperação construtiva entre a Rússia e o Brasil em todos os campos”.
(Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em mensagem divulgada pelo Kremlin).
“Estamos dispostos a trabalhar com o novo governo brasileiro liderado por Lula para levar a parceria estratégica abrangente China-Brasil a um novo nível e beneficiar de maneira melhor os dois países e dois povos”.
(Porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em entrevista coletiva).
“Os brasileiros escolheram a mudança. A UE se compromete a cooperar nos desafios globais: paz e estabilidade, prosperidade, mudança climática. E trabalharemos com toda a região. Espero poder felicitá-lo pessoalmente em breve”.
(Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no Twitter).
“Espero que trabalhemos juntos para enfrentar desafios globais, como a segurança alimentar, o comércio ou o clima”.
(Presidente da Comissão Europeia, o Executivo da UE, Ursula von der Leyen).
AliançA FM