Pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta terça-feira (18), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 53% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 47%. O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro.
Levantamento foi feito com 1.100 entrevistados por telefone entre os dias 17 e 18 de outubro; margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06307/2022.
Na pesquisa anterior, divulgada pelo Ipespe há uma semana, Lula vencia com uma diferença de 8 pontos. Tinha 54% dos votos válidos ante 46% de Bolsonaro.
Levando em conta os votos totais, Lula fica com 49% das intenções, contra 43% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 6%. Os que não sabem ou preferiram não responder representam 2%.
A pesquisa capta a influência do debate da Band, realizado no domingo (16.out.2022), na decisão dos eleitores. O encontro foi o 1º entre os concorrentes durante a corrida para o 2º turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro.
Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas.
REJEIÇÃO
Quando questionados sobre em quem não votariam “de jeito nenhum” para presidente, 48% dos entrevistados citaram Bolsonaro, enquanto 45% falaram que não votariam em Lula.
AliançA FM – A primeira da Cidade.