Levantamento mostra vantagem de 8 pontos percentuais para o ex-presidente. Outros 4% votariam em branco ou nulo e 2% não sabem responder.
A primeira pesquisa do Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno da eleição presidencial mostra o ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto, contra 43% do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Veja a pesquisa do primeiro turno…
Ainda de acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 4% dos entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo. Outros 2% não souberam responder.
Nos votos válidos, sem considerar os votos em branco e nulos e os indecisos, a sondagem apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%.
Os dados da nova pesquisa indicam que 4% dos eleitores não sabem dizer em quem votarão no próximo dia 30 sem que os nomes dos dois candidatos sejam mencionados. Na pesquisa espontânea, 50% declaram voto em Lula e 40%, em Bolsonaro. Outros 6% declaram voto em branco e nulo.
Além disso, segundo o instituto, 92% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 8%.
Mais pobres com Lula; mais ricos com Bolsonaro
Os recortes da pesquisa mostram que Lula tem ampla vantagem entre os eleitores com menor renda. Na faixa com renda até um salário mínimo, o petista tem 64%, contra 29% de Bolsonaro. Na faixa que inclui o eleitor com renda familiar superior a um e de até dois salários mínimos, o placar fica mais apertado: Lula soma 55% dos votos, contra 41% do atual presidente.
A pesquisa Ipec segue mostrando diferenças no voto de homens e mulheres. No eleitorado feminino, o placar é 53% a 40%, com Lula à frente. Entre os homens, o petista tem 49%, e Bolsonaro marca 45%.
O mesmo ocorre entre católicos e evangélicos, segundo o Ipec. No primeiro grupo, Lula tem 59%, contra 36% de Bolsonaro. No segundo, o atual presidente soma 61%, contra 31% do petista.
AliançA FM