Você sabia que neste ano de 2022 comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil? Oficialmente, no dia 07 de setembro é comemorado o Dia da Pátria – Dia da Independência – Grito da Independência.
Tal data é uma das mais importantes em nosso país, pois remete simbolicamente a nossa consolidação como uma Nação Independente, dando início a um novo período econômico, cultural e histórico ao Brasil. A data faz parte da memória coletiva de todos nós brasileiros e deve sim, ser celebrada com alegria e sentimento de amor ao país; trazendo à tela nossa história, recordando nosso passado, e renovando nosso sentimento de orgulho pela Pátria que herdamos ao nascer.
Você sabia que já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil? O 7 de setembro, quando a independência foi de fato proclamada, e o 12 de outubro?
D. Pedro I proclamou a independência em 7 de setembro de 1822, isso todos os brasileiros já sabem. Mas, na época, não. Com a dificuldade de propagação das informações pelo gigantesco território nacional, a maioria das pessoas não ficou sabendo disso no dia, nem sequer no próprio mês de setembro.
A população em geral só ficou a par das boas-novas em 12 de outubro do mesmo ano, data do começo do reinado de Dom Pedro I como imperador do Brasil e também o dia do aniversário de 24 anos dele. Isso mesmo, quando proclamou a Independência, ele era muito jovem, tinha apenas 23 anos.
Quando Dom Pedro I abdicou do trono em nome do filho, em 1831, para voltar a Portugal, não fazia mais sentido comemorar sua coroação de 12 de outubro. A ideia então era passar a celebração para o dia 2 de dezembro, data de nascimento de Dom Pedro II. Mas, como na época ele era um menino de apenas 6 anos, que não assumiu o poder de fato, a data não pegou.
Foi só aí que o 7 de setembro retomou a força e se consolidou como o Dia da Independência do Brasil.
Símbolos Nacionais/ cívicos – Representação de um só povo; o Brasileiro.
Tenhamos amor à pátria e sejamos patriotas no significado da palavra; sejamos aqueles que amam, respeitam, são leais e se orgulham de sua terra natal, e a ela, prestamos nossos serviços.
Quando se usa a Bandeira Nacional como símbolo do país, é para ter orgulho, é para respeitá-la; mas se seu uso for para identificar uma ideologia ou filosofia partidária ou grupo por exemplo, ou ultrajá-la de alguma forma, é no mínimo imoral (não vou abordar aspectos jurídicos); é uma deturpação de ser patriota. Se o objetivo de seu uso não é “defender” o Brasil em si, “exaltá-lo”, “representá-lo”; entre outros; mas sim, ajudar na eleição ou na adoração de um político específico ou de uma ideologia política ou representação de um grupo específico, não há o que se falar em patriotismo; e isso, infelizmente está ocorrendo em vários países, não só no Brasil.
A Bandeira Nacional e suas cores identifica um país e todos seus cidadãos e não um determinado nicho da sociedade. Cuidado! Não percamos nossa identidade nacional. Os símbolos nacionais pertencem a todos. O seu uso indevido acarreta muitas vezes a repulsa por outras pessoas, que começam a associá-los a um nicho específico e isso é grave; é perigoso. Nossos símbolos jamais deveriam perder seu significado. Eles representam o Brasil e tudo que ele envolve.
Portanto, quem usa as cores de seu país não necessariamente é patriota e quem não as usa, não necessariamente é um não patriota. Tenhamos isso em mente, sempre.
Usar as cores do país em uma competição internacional, como por exemplo, na Copa do Mundo, que por acaso será este ano; é uma forma de representar o país pelas cores (não beijando um brasão de uma empresa privada de futebol), ou ainda ostentar a Bandeira Nacional consigo, é uma forma de representação saudável ao nosso país. Estamos ainda, em ano de eleição, esse período sim, devemos ter cuidado com o simbolismo nacional para que ele não seja deturpado em favor de um lado político e/ou que seja ultrajada de alguma forma. Tenhamos extremo respeito aos nossos símbolos e a história que trazem consigo. Defendamos sempre nossa bandeira, isso é ter respeito por seu país.
O objetivo destes últimos parágrafos acerca do uso dos símbolos nacionais, é para ilustrar, entre outras coisas, o incentivo e orgulho de ostentar a bandeira do Brasil e/ ou suas cores neste 07 de setembro, comemorando o Bicentenário de nossa independência. Mostre seu patriotismo e amor a pátria Brasil e NÃO misture/ use nossas cores e símbolos para outra finalidade. Seja ético! Não confunda as coisas e não se aliene. Ame a pátria que herdamos ao nascer! Todos ostentamos a mesma bandeira, cores, hino e símbolos nacionais; pois eles pertencem a todos os brasileiros.
Parabéns, Nação Brasileira pelos seus 200 anos de independência! Que nossa história nunca fique esquecida e que as gerações do presente e futuro, possam entender a importância e o reflexo dos acontecimentos passados em nossa sociedade atual, bem como, as ações do presente e seus impactos no futuro.
AliançA FM