O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, defendeu nesta última quinta-feira (28) a normalidade do processo eleitoral e afirmou que é preciso “abolir a temporada das falácias”.
O ministro também declarou que “é hora de recusar o abismo ideológico e as baixezas extremas”. Segundo Fachin, é preciso elevar o debate político para fortalecer a democracia.
“É hora de recusar o abismo ideológico e as baixezas externas, elevar a racionalidade e abolir a temporada das falácias e do dogmatismo. E tempo de restabelecer uma forma de comunicação política que cumpra o seu papel utilitário, que é legítimo, mas que não enterre a sociedade em um conflito permanente, tampouco a democracia num processo de erosão, alavancado, indevidamente, pela indústria hi-tech das mentiras”.
Fachin fez discurso durante uma reunião com a associação que reúne dirigentes de instituições federais de ensino superior. O ministro voltou a falar na necessidade de promover a paz e a segurança nas eleições.
O ministro também disse que a desinformação acirra sentimentos como “animosidade” e “intolerância”. E argumentou que transformar adversários em inimigos acaba por enfraquecer o debate.
AliançA FM