Golpes virtual: Veja como indentificar e se proteger

Golpes virtual: Veja como indentificar e se proteger

 

No ano de 2020, o Brasil foi o país com maior número de golpes aplicados por meio da internet no mundo. É o que aponta a empresa de segurança digital Kaspersky, num relatório divulgado no início do ano de 2021.

O documento revela que durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, criminosos aproveitaram as mudanças na rotina da população para extorquir seus dados através de mensagens de texto, e-mail e outros canais digitais.

Como evitar golpes na internet ?

Golpistas utilizam WhatsApp para aplicar novo golpe relacionado ao INSSA atividade de grupos criminosos através da internet não significa que você precise ter medo de aproveitar as facilidades do mundo digital.

Tomando algumas precauções básicas, você já estará seguro contra as vulnerabilidades mais comuns.

  • Tome cuidado com perfis falsos
  • Não compartilhe informações confidenciais através da internet
  • Verifique a reputação da loja em que está comprando
  • Use a tecnologia a seu favor

Como denunciar crimes virtuais ?

Após coletar as informações e tomar todas as medidas necessárias para conter o problema, busque ajuda policial e jurídica.

Você foi vítima de um crime e, portanto, deve registrar um boletim de ocorrência. O boletim pode ser registrado online, mas se tiver a oportunidade ou achar necessário, busque comparecer pessoalmente à delegacia.

Uma boa opção para garantir a agilidade das investigações é buscar ajuda especializada através da Delegacia de Crimes Virtuais mais próxima da sua casa.

Elas existem em menor quantidade do que as delegacias normais, mas terão mais preparo e melhores condições para lidar com o caso.

Para localizar delegacias de cibercrimes próximas a você, utilize a ferramenta de busca da SaferNet. Você pode usar o mapa para encontrar uma delegacia ou exibir listas de seus endereços por estado e região.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *