O PL (Partido Liberal) fez seu primeiro investimento pesado para promover o presidente Jair Bolsonaro em vídeos no YouTube. Em dois dias, gastou R$ 741,5 mil com peças publicitárias de 6 a 30 segundos. Os pequenos vídeos são trechos do clipe “Capitão do Povo”, jingle sertanejo da dupla Mateus e Cristiano.
O investimento é o maior do campo político feito no Google desde novembro, desbancando a produtora de vídeos conservadora Brasil Paralelo, que já desembolsou R$ 413 mil. O PSDB aparece em terceiro lugar, com R$ 242 mil, um terço da quantidade desembolsada pelo PL.
O partido destinou verba para todos os estados, sendo São Paulo o maior receptor, com R$ 105 mil.
Na distribuição de verba regional, o PL direcionou R$ 192,5 mil de publicidade no Sudeste, onde se concentra 43% do eleitorado brasileiro, segundo o Datafolha. No Nordeste, onde Bolsonaro perde em intenções de voto para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a legenda desembolsou R$ 188 mil.
O anúncio mais caro, de R$ 90 mil, foi exibido no Nordeste e teve de 9 a 10 milhões de visualizações (um mesmo usuário pode ter visto mais de uma vez).
A publicidade no início ou no meio dos vídeos do YouTube começaram a chamar a atenção do público nas redes sociais assim que foram veiculados na sexta-feira (22). Vários canais decidiram bloquear a propaganda, fazendo as incursões desaparecerem de seus conteúdos.
AliançA FM