Funcionários da Abin defendem segurança das urnas eletrônicas

Funcionários da Abin defendem segurança das urnas eletrônicas

 

A Intelis (União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin) afirmou nesta última quarta-feira (20) que confia na segurança do sistema eletrônica de votação.

A nota é uma reação aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (18), quando tentou desacreditar as urnas eletrônicas em audiência com dezenas de embaixadores.

O presidente da Intelis, Daniel Macedo, foi contrário à manifestação dos trabalhadores da Abin. Após a publicação do texto, Macedo pediu desligamento do cargo por “motivos pessoais”.

“Eu fiquei desconfortável com a exposição neste momento. A minha postura é mais discreta, menos combativas, e esse debate [sobre as urnas eletrônicas] ficou muito acalorado. Eu preferi um caminho de diálogo, de maneira mais pacífica e suave”, disse Daniel Macedo à reportagem.

No manifesto, os servidores da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) destacam que têm prestado apoio técnico ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a implantação de sistemas e dispositivos criptográficos, para garantir a inviolabilidade do sistema de votação.

“A criptografia de Estado e os sistemas de assinatura digital desenvolvidos e aperfeiçoados por nossos servidores fazem parte do ecossistema complexo de barreiras que tem resistido com sucesso às diversas tentativas de ataques executadas durante teste públicos de segurança da plataforma, como reconhece publicamente o Tribunal Superior Eleitoral.”

“A Intelis manifesta sua confiança na lisura do processo eleitoral brasileiro. Destaca que não há qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema, 26 anos atrás”, diz a nota.

Com a manifestação, os servidores da Abin se juntam a uma série de órgãos e entidades que reagiram em repúdio às declarações de Bolsonaro aos embaixadores.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *