Direito do consumidor, o reembolso é um recurso previsto em algumas situações pela legislação e é uma ação que visa diminuir prejuízos que consumidores possam ter depois de adquirirem um produto ou serviço de uma empresa.
O reembolso é a possibilidade de consumidores receberem de volta o dinheiro pago na contratação de um serviço ou na compra de uma mercadoria. Isso significa que todos os valores usados na compra podem ser devolvidos aos clientes.
O CDC (Código de Defesa do Consumidor, representado pela lei Nº 8.078/90, traz algumas definições não apenas sobre possibilidade de troca de produtos, mas também sobre o direito a pedir reembolso que os consumidores têm nas situações abaixo.
-
Direito de arrependimento
-
Produto ou serviço diferente do adquirido
-
. Defeito
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.
Vale a pena checar mensagens recebidas, olhar nos sites ou falar com o atendimento da empresa para saber quais os procedimentos que ela estabelece para a realização do reembolso de acordo com a lei.
AliançA FM