Reembolso: saiba quando o consumidor tem direito de pedir

Reembolso: saiba quando o consumidor tem direito de pedir

 

Direito do consumidor, o reembolso é um recurso previsto em algumas situações pela legislação e é uma ação que visa diminuir prejuízos que consumidores possam ter depois de adquirirem um produto ou serviço de uma empresa.

O reembolso é a possibilidade de consumidores receberem de volta o dinheiro pago na contratação de um serviço ou na compra de uma mercadoria. Isso significa que todos os valores usados na compra podem ser devolvidos aos clientes.

CDC (Código de Defesa do Consumidor, representado pela lei Nº 8.078/90, traz algumas definições não apenas sobre possibilidade de troca de produtos, mas também sobre o direito a pedir reembolso que os consumidores têm nas situações abaixo.

  1. Direito de arrependimento

  2. Produto ou serviço diferente do adquirido

  3. . Defeito

Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

Vale a pena checar mensagens recebidas, olhar nos sites ou falar com o atendimento da empresa para saber quais os procedimentos que ela estabelece para a realização do reembolso de acordo com a lei.

AliançA FM

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