Polarização entre Lula e Bolsonaro se consolida

IPEC: Lula 54% e Bolsonaro 46% dos votos válidos

 

A primeira rodada da pesquisa BTG-FSB, divulgada ontem, aponta a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro na corrida pelo Palácio do Planalto, conforme indicam também outras pesquisas ao longo dos últimos meses. No levantamento, com resposta espontânea, o petista aparece com 43% das intenções de voto e o atual chefe do Executivo com 29%. Ambos têm amplo favoritismo sobre os demais pré-candidatos, que, com percentual somados, não passam de 24%. São eles Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (Podemos), João Doria (PSDB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Ávila (Novo). O Instituto FSB ouviu duas mil pessoas, entre 18 e 20 de março. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09630/2022.

Vale lembrar que todos precisam passar pelas convenções partidárias para a escolha dos candidatos majoritários (presidente, governadores e senadores) e proporcionais (deputados federais e estaduais), que poderão ocorrer de forma presencial, virtual ou híbrida, entre 20 de julho a 5 de agosto. As convenções das federações deverão ocorrer de maneira unificada, como a de um único partido.

A pesquisa indica que um candidato de terceira via como alternativa à polarização não decolou, pelo menos até agora. Quem aparece melhor é o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, com 9%, seguido pelo ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, com 8%. No cenário estimulado, apenas 5% dos eleitores não escolheram nomes. Lula lidera as intenções de voto com 43%. Bolsonaro aparece com 29%, seguido de Ciro (9%), Moro (8%), Doria, Leite e Janones (todos com 2%), Simone Tebet (1%) e Felipe D’Ávila (3%). Brancos/nulos e não sabe ou não respondeu, 1%. Na disputa de segundo turno, Lula tem 54%, contra 35% de Bolsonaro. Nessa simulação, apenas 11% dos eleitores não votariam em um dos dois.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *