O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU Habitat, divulgou um relatório afirmando que a rápida urbanização foi apenas temporariamente atrasada pela pandemia do Covid-19.
O estudo aponta que a população urbana global deve crescer em mais 2,2 bilhões de pessoas até 2050. Atualmente, o planeta tem 9,7 bilhões de pessoas, segundo os dados do Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU, Desa. Em 2019, a previsão de crescimento da população era de 2 bilhões até 2050.
Segundo o levamento, a fuga em larga escala das grandes cidades nos estágios iniciais da pandemia percebida no campo ou cidades menores foi uma resposta de curto prazo que não deve alterar o curso da urbanização globalmente.
Apesar da maior incidência do vírus nas áreas urbanas e das dificuldades econômicas criadas pela pandemia, as cidades estão mais uma vez servindo como polos de oportunidade para pessoas em busca de emprego e educação ou para se refugiarem de conflitos, afirma o relatório.
Com as populações urbanas existentes também continuando a crescer naturalmente por meio do aumento das taxas de natalidade, particularmente em países de baixa renda, a população urbana deverá crescer de 56% do total global em 2021 para 68% em 2050.
O relatório conclui que “as cidades vieram para ficar, e o futuro da humanidade é, sem dúvida, urbano”, embora afirme que os níveis de urbanização são desiguais, com o crescimento desacelerando em muitos países de alta renda.
AliançA FM