O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) para rever a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que restituiu o mandato do deputado estadual Fernando Francischini, foi interrompido nesta madrugada pelo também ministro André Mendonça, que pediu mais tempo para análise do caso. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A ministra Carmen Lúcia, que é relatora do processo que contesta a decisão, votou para rever a decisão do colega. A representação foi apresentada por Pedro Paulo Bazana (PSD). O deputado foi eleito como suplente no Paraná e assumiu o mandato após Francischini ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O julgamento, porém, foi interrompido por André Mendonça, que pediu mais tempo para analisar o caso. A sessão deve ser retomada na tarde desta terça-feira (7) com apenas os cinco ministros que integram a Segunda Turma do STF.
Na última quinta-feira (2), Nunes Marques derrubou decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em outubro de 2021 havia determinado a cassação do mandato do deputado por disseminação de notícias falsas em 2018.
No dia do primeiro turno das eleições daquele ano, Francischini fez uma live e afirmou, sem apresentar provas, que urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para atrapalhar a eleição de Bolsonaro. Na ocasião, Francischini e Bolsonaro eram do PSL.
AliançA FM