A Unesco marca 10 anos do Plano de Ação da ONU sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade em 2022. O documento afirma que “sem liberdade de expressão, e particularmente a liberdade de imprensa, é impossível uma cidadania informada, ativa e engajada”.
No entanto, a agência observa que embora tenha alcançado grande progresso, trabalhadores da mídia continuam sendo mortos, detidos, atacados e intimidados. O monitoramento da Unesco registrou 455 assassinatos de jornalistas entre 2016 e 2021.
Para a agência, esse trabalho é mais importante do que nunca e lembrou que um estudo de 2021 aponta que 86% dos casos entre 2006 e 2020 permanecem sem solução.
O 10º aniversário do Plano de Ação da ONU será comemorado em Viena, Áustria, em novembro de 2022.
O evento também deve ter consultas regionais com o objetivo de fortalecer coalizões e implementação de ações diante de ameaças aos jornalistas e à liberdade de expressão.
Durante esses anos, a Unesco produziu vários projetos e iniciativas globais dentro do programa de doadores sobre liberdade de expressão e segurança de jornalistas para apoiar os Estados Membros a fornecer um ambiente mais seguro para os profissionais.
AliançA FM