O levantamento do Instituto FSB Pesquisa, encomendado pelo BTG Pactual mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou um número maior de potenciais eleitores no último mês, enquanto os demais concorrentes permanecem estáveis. Na rodada de entrevistas publicada nesta segunda-feira, 30, a primeira sem o ex-governador João Doria (PSDB), o petista aparece com 46% das intenções de voto, cinco pontos a mais que um mês atrás, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve no mesmo patamar anterior, com 32%.
Na sequência:
- Ciro Gomes (PDT) tem 9%
- Simone Tebet (MDB) aparece com 2 %
- André Janones, com 1%.
Os demais candidatos, juntos, somam 1%.
Em um segundo cenário avaliado, retirando os candidatos que menos pontuaram do páreo e incluindo nome do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) na disputa, Lula teria 41% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%, Ciro, com 13% e Leite, com 3%. Tebet e Janones ficam empatados, com 2% cada. Entre os entrevistados, 72% dizem que não pretendem mudar de ideia quanto ao voto.
Na pesquisa espontânea, Lula também cresceu cinco pontos porcentuais, subindo de 36% para 41% e Bolsonaro perdeu um, sendo lembrado por 29% das pessoas.
- Ciro é escolhido por 3% dos eleitores.
- Felipe D’Ávila (Novo) com 1%.
- Simone Tebet têm 1%.
No segundo turno, a vantagem é do petista. Ele vence Bolsonaro por 54%, a 35%.
A pesquisa também mostra que a maioria dos eleitores que disseram votar em Ciro e Janones na pesquisa estimulada votariam no ex-presidente em um segundo turno contra Bolsonaro. Já o eleitorado de Tebet pretende anular ou votar em branco se este cenário se confirmar.
O levantamento foi realizado por telefone, entre os dias 27 e 29 de maio de 2022. Foram entrevistados 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número TSE: BR-03196/2022.
AliançA FM