A empresa Meta, composta pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta quinta-feira as ações que estão sendo preparadas para evitar a disseminação de desinformação e disparos em massa em suas plataformas durante o período eleitoral.
Entre as medidas, está a implementação de um Centro de Operações para Eleições, onde profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior analisarão os conteúdos publicados nas redes com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial.
“Reunimos especialistas em diversas áreas no Brasil e no exterior para monitorar em tempo real as eleições e conteúdos em nossas plataformas garantindo a remoção rápida de conteúdos nocivos ou que violam as nossas políticas e regras”, explicou a gerente de Programas de Resposta Estratégica da Meta América Latina, Debs Delbart.
A central de operação, já implementado em 2018 e 2020, será reforçada em 2022 e vai operar durante os dois turnos do pleito . A empresa ainda não informou quando ela entra em operação nem a quantidade de colaboradores envolvidos.
Outras novidades já anunciadas são a limitação de reencaminhamento de mensagem para apenas um grupo por vez no WhatsApp e o aviso inserido em publicações com conteúdo eleitoral, que direciona o usuário para o site do Tribunal Superior Federal. A ferramenta, que entrou no ar em janeiro, recebeu 2.8 milhões de cliques no Facebook nos dois primeiros meses de funcionando e gerou um fluxo 10 vezes maior do que o normal para o site do TSE.
O Tribunal Superior Eleitoral fechou uma parceria com o aplicativo de reprodução de música Spotify. Com o objetivo de evitar a disseminação de desinformações relacionadas à eleição, a plataforma vai direcionar os usuários para a página da Justiça Eleitoral. Além disso, o TSE terá um canal de comunicação direto com a empresa indicando conteúdos que precisam ser analisados.
AlinaçA FM