Organização Mundial da Saúde OMS aponta que aumento de casos de hepatite aguda de origem desconhecida é uma questão “muito urgente“. Casos já foram relatados em cerca de 20 países.Autoridades da Indonésia confirmaram na última segunda-feira (02) que pelo menos três crianças morreram devido a uma hepatite aguda de origem desconhecida que já foi registrada em cerca de 20 países.
“É muito urgente e estamos dando prioridade absoluta a isso e trabalhando muito de perto com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças na gestão e coordenação”, disse Gerald Rockenschaub, diretor de emergências de saúde da OMS na região europeia.
A idade dos pacientes varia de um mês a 16 anos, sendo que, na maioria dos casos, não apresentam febre e nem vestígios dos vírus normalmente associados a estas doenças (hepatite A, B, C, D e E), de acordo com a OMS.
“Estamos fazendo todo o possível para identificar rapidamente o que está causando isso e depois tomar as medidas adequadas, tanto a nível nacional como internacional”, afirmou Rockenschaub.
Segundo ele, a OMS Europa está trabalhando em conjunto com autoridades de saúde britânicas, onde se localizam 60 dos cerca de cem casos de hepatite viral ativos.
AliançA FM