Diante do início das liberações do saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa Econômica Federal (CEF) faz um alerta aos trabalhadores para que se atentem sobre o risco de golpes e fraudes envolvendo a iniciativa. Atividades criminosas já foram praticadas neste sentido em 2020, durante a liberação do saque emergencial do fundo de garantia.
A instituição financeira destacou que não tem o hábito de enviar mensagens solicitando a senha ou demais dados pessoais do trabalhador. Também não envia nenhum tipo de link requerendo a confirmação do dispositivo, bem como o acesso à conta via e-mail, SMS ou WhatsApp.
CUIDADO
- Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação que diga ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita.
- Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador para coletar informações de navegação e dados do usuário.
- Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
- A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
- A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio nem o cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
Canais oficiais da Caixa
Para informações sobre o FGTS, a Caixa disponibiliza vários canais oficiais, sendo:
- Pelo site FGTS
- Central de Atendimento CAIXA 111, opção 2.
- Aplicativo FGTS disponível para Android e iOS
AliançA FM