Dezenas de celebridades, fã-clubes, times de futebol e instituições públicas e privadas, além do próprio TSE e dos TREs, participam da iniciativa.
Na última quinta-feira (24), a cantora Anitta, que chegou ao primeiro lugar do Spotify Global, gravou um vídeo pedindo que os jovens tirem o título.
“Então agora é isso hein… me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor”, afirmou Anitta no Twitter.
Até um dos Vingadores entrou no movimento para chamar os jovens à luta. O ator Mark Ruffalo, conhecido por seu papel como Incrível Hulg, fez um chamado em suas redes. “Para derrotar Bolsonaro, os brasileiros entre 16 e 17 anos precisam se registrar para votarem nas próximas eleições. Eles têm até 4 de maio para fazer isso”. O twitter do ator viralizou em segundos por todo o mundo.
À noite foi a vez da cantora Pablo Vittar pedir aos vittarlovers, seus seguidores, que tirem o título. ”Votar em reallity show é muito bom, é divertido, mas mudar a história do nosso país é melhor ainda”.
Só os seguidores de Pablo, Anitta e Mark no Instagram somam 100 milhões de pessoas. Sem contar os atores globais e influencers como Juliete, do BBB, com 33 milhões, que também aderiram à campanha.
Até então, apenas 13% desses jovens haviam tirado o título.
4 de maio é data final
O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, lembra que o alistamento de jovens de 15 anos de idade que terão completado 16 até o dia 2 de outubro e de jovens até 18 anos continua até 4 de maio.
No dia seguinte, o Cadastro Eleitoral será fechado para a preparação da votação em outubro.
Para tirar o título de eleitor é muito fácil: tudo pode ser feito em casa, por meio da internet, no Portal do TSE. Basta acessar o Autoatendimento do Eleitor, clicar em “Atendimento ao Eleitor”, selecionar “Tirar o 1º Título Eleitoral” e seguir as instruções da página.
AliançA FM