O dia 19 de abril, conhecido como Dia dos Povos Indígenas no Brasil, marca a luta e a resistência dos povos originários brasileiros em busca de seus direitos.
Além de toda a violência, extermínio e expropriação que marcam a história do Brasil desde o período colonial, os povos indígenas enfrentam atualmente um período de retrocesso nos direitos conquistados nas últimas décadas. Vidas e tradições indígenas estão ameaçadas pela desestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai), pelo retrocesso na demarcação de terras, pelo desmonte de políticas públicas na área da saúde e educação e pelo estímulo do governo Bolsonaro para que garimpeiros, madereiras e o agronegócio invadam territórios indígenas sem qualquer preocupação ambiental.
Para além de reconhecer que os povos indígenas contribuíram e seguem contribuindo na preservação de conhecimentos ancestrais, na proteção das florestas e outros biomas em risco de extinção, a data nos convida a somar forças na luta contra a política de extermínio das populações tradicionais e de destruição da natureza. Abril é mês de resistência em defesa dos direitos, da cultura e da ancestralidade indígenas!
Cada povo indígena possui tradições culturais próprias, isto é, tem uma história particular, além de possuir práticas e conhecimentos únicos.
É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.
Vivem do que a natureza pode oferecer, em sintonia com o meio ambiente. Nossa arte, nossa cultura, nosso modo de viver, tudo isso foi herdado dos nossos ancestrais.
A eles, todos os dias, nosso respeito e valorização!
AliançA FM