O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, foi à cidade de Bucha nesta quarta-feira (13) para verificar e coletar provas sobre possíveis crimes de guerra cometidos pelos russos na guerra da Ucrânia.
“A Ucrânia é uma cena de crime. Estamos aqui porque temos motivos razoáveis para acreditar que foram cometidos crimes no âmbito da jurisdição do tribunal. Precisamos dissolver a névoa da guerra para chegar à verdade”, o procurador disse aos jornalistas
Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusaram a Rússia e Vladimir Putin de genocídio. Diversos governos também apresentaram denúncias no TPI contra a ação militar e, em 3 de março, o órgão abriu uma investigação formal contra Moscou.
Nesta terça-feira (12), Putin voltou a negar as acusações dos ucranianos e disse que Kiev criou um “cenário falso” em Bucha para provocar comoção. Outras autoridades russas afirmaram que os corpos foram colocados de maneira a impressionar e que as tropas do país “não mataram nenhum civil na Ucrânia“.
Além de Bucha, cidade que fica a cerca de 25 km da capital, outras localidades próximas relataram o mesmo cenário de horror após a chegada dos ucranianos.
AliançA FM