Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, mais da metade do eleitorado brasileiro não quer discutir política. Entre os homens, são 51% admitem desistir de conversar sobre politica em algumas situações. Já entre as mulheres, o número sobe para 57%. A inf0rmação e da CNN
Para o analista de política da CNN Caio Junqueira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) lideram as pesquisas exatamente porque conseguem provocar as pessoas, para votar em seus projetos ou para contestá-los. Diferentemente da terceira via, que não consegue mobilizar os eleitores.
Na opinião da analista de política Thais Arbex, a pesquisa qualitativa traz a impressão que a população irá medir o que está acontecendo em sua vida para decidir seu candidato. Assim, dependendo de coisas básicas do cotidiano, como preço do botijão de gás, da alimentação e da conta de energia elétrica, por exemplo.
De acordo com a analista de economia Raquel Landim, se a questão econômica for realmente o ponto do pleito, isso irá favorecer Lula, que possui importantes argumentos de seus governos anteriores. Se Bolsonaro conseguir tirar isso de cena e transformar a eleição em um plebiscito sobre o Partido dos Trabalhadores, poderá ter mais chances.
AliançA FM