O então deputado Daniel Silveira disse, na última quarta-feira (30), que irá colocar tornozeleira eletrônica após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que bloqueia as contas bancárias do parlamentar.
A ação de Moraes visa garantir o pagamento de uma multa diária de R$ 15 mil caso o deputado continue se recusando a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.
Moraes ainda estipula que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), escolha dia, hora e local para que a tornozeleira seja instalada em Silveira.
“Não vou aceitar. Vou colocar por imposição de sequestro de bens”, disse o deputado
ENTENDA O CASO
O deputado Daniel Silveira é réu no Supremo por ameaças a instituições e incentivo a atos antidemocráticos. A ordem de uso da tornozeleira foi dada na última terça-feira (29) sob a alegação de que o deputado voltou a desrespeitar decisão judicial ao proferir novos ataques públicos ao STF e a instituições.
A polêmica com Fachin surgiu após a publicação recente de livro do ex-comandante do Exército relembrando o episódio e admitindo que o tuíte havia sido planejado com o Alto Comando para pressionar a Corte a rejeitar um pedido de habeas corpus de Lula.
Daniel Silveira desafia Fachin a prender Villas Bôas e xinga ministros
Em meio às críticas ao STF, Daniel Silveira publica vídeo nas redes sociais atacando os ministros. Silveira afirma que os onze ministros do Supremo ‘não servem pra porra nenhuma pra esse país’, ‘não têm caráter, nem escrúpulo nem moral’ e deveriam ser destituídos para a nomeação de ‘onze novos ministros’. “Vá lá, prende Villas Bôas. Seja homem uma vez na tua vida, vai lá e prende Villas Bôas. Fala pro Alexandre de Moraes, o homenzão, o fodão, vai lá e manda ele prender o Villas Bôas. Vai lá e prende um general do Exército”, disse o deputado. “Eu quero ver, Fachin. Você, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, o que solta os bandidos o tempo todo. Toda hora dá um habeas corpus, vende um habeas corpus, vende sentenças”.
PF prende Daniel Silveira
O ministro Alexandre de Moraes determina na noite de terça a prisão de Daniel Silveira. A ordem de prisão em flagrante pela prática de crime inafiançável foi determinada pelo ministro para ser cumprida “imediatamente e independentemente de horário”, o que não é um procedimento comum. A liminar de Moraes deve ser referendada pelo plenário do Supremo na sessão desta quarta-feira.
AliançA FM